El Hombre de la Mancha

0

El sueño imposibleMusical el hombre de La Mancha

Soñar lo imposible soñar
Vencer al invicto rival
Sufrir el dolor insufrible
Morir por un noble ideal
Saber enmendar el error
Amar com pureza y bondad
Creer en un sueño imposible
Con fé, una estrella alcanzar
Ese es mi afán, y lo he de lograr
No importa el esfuerzo, no importa el lugar
Saldré a combatir y mi lema será

Defender la virtud aunque deba al infierno pisar
Porque sé que si logro ser fiel a tan nobre ideal
Dormirá mi alma en paz al llegar  el instante final
Luchar por un mundo mejor
Perseguir lo mejor que hay em ti
Llegar donde nadie ha llegado
Y soñar lo imposible soñar

><><

O musical ‘El hombre de la Mancha’ foi estreado na Broadway, em 1965 e teve 2.329 apresentações, tornando-se um dos mais vistos espetáculos de teatro musical, e uma das das escolhas prediletas das companhias teatrais. O libreto foi escrito por Dale Wasserman, com música de Mitch Leigh – a canção final “El sueño imposible’ foi mundialmente consagrada , traduzida e para vários idiomas e interpretada por diferentes cantores no mundo todo. Na Espanha, estreou em 1966, ficando em cartaz durante 14 meses, indo em seguida para Barcelona. Voltou a ser apresentado em 1972, 1992.

Musical 2: El hombre de la Mancha

Em 19 de novembro de 1997 foi feita uma nova montagem no Teatro Lope de Vega, em Madrid, com José Sacristán no papel de Cervantes/Dom Quixote, David Venancio no papel de Sancho Panza e Paloma San Basílio no papel de Aldonsa/Dilcineia. Em 2002, e está em cartaz novamente, e, agora na temporada ‘decembrina’ de  2016.

No Brasil, a peça foi traduzida por Paulo Pontes e Flávio Rangel e a versão das canções para o português foi feita por Chico Buarque de Holanda e Rui Guerra. Estreou no Teatro Municipal de Santo André em agosto de 1972, e em janeiro de 1973, na inauguração do Teatro Adolpho Bloch , no Rio de Janeiro.Paulo Autran, Bibi Ferreira, Grande Otelo

Paulo Autran, Grande Otelo  e Bibi Ferreira fizeram, respectivamente, os papéis de Cervantes, Sancho Pança e Dulcinéia. Em 1974 fez temporada popular, de janeiro a março, no Teatro João Caetano, somando ao todo oito meses em cartaz no Rio.

‘El Hombre de La Mancha’ não é um versão musical da vida de Cervantes, mas conta com uma trama em que autor e personagem se fundem numa só figura e história. Cervantes está numa prisão, enquanto aguarda o interrogatório da Inquisição espanhola. O recinto em que está encarcerado é amplo e abriga presos de ambos os sexos, denunciados por diferentes crimes. Mais calejados que o escritor, eles zombam dele e fazem piada de como ele se arranjará diante dos inquisidores. Ao mesmo tempo, querem roubar-lhe’, por pura maldade,  o manuscrito de ‘Dom Quixote que ele tenta de toda forma proteger. Por fim lhes propõe um acordo: encenar o enredo de Dom Quixote, representando, ele mesmo o seu personagem e convencendo outros presos a tomar parte da representação.

Filme O Homem de La Mancha

À medida que a história ali se desenrola, os encarcerados vão se identificando com a história e criando um  grande respeito e carinho pelo autor. O mesmo ocorre com o espectador. Do musical ou do filme.

Com a direção de Arthur Hiller, o filme tem o roteiro calcado na adaptação do musical de Dale Wasserman. Lançado em 1972, foi protagonizado por Peter O’Toole, James Coco e Sofia Loren.

 

Share.

About Author

Comments are closed.