Por que ler os clássicos?

0

Calvino– Porque quem lê é melhor do que quem não lê.
Assim o italiano Ítalo Calvino responde à própria pergunta que serviu como título do seu livro (foto ao lado).
O projeto deste site é apresentar livros de todos os tempos, e mostrar como eles afetam artistas de todos os gêneros;  e obras literárias que dão origem a filmes, teatro, ópera, balé, música, pintura, escultura, arquitetura, desenhos. Partir do geral para o particular e vice-versa. Faço as minhas associações; ofereço elementos para que cada um faça as suas. A este processo chamamos ‘raciocínio’. Quanto mais dados um cérebro possui, mais associações ele cria, mais inteligente a pessoa é. Mais versátil, criativa, humanizada. Embora não seja intenção clara dos autores, a Literatura nos mostra como somos nós, os seres humanos. Sentimentos como amor, ódio, coragem, medo, alegria, desejos, melancolia, desespero, esperança, são passiveis a qualquer pessoa, não importa a origem, a raça, o idioma que fala, as crenças que cultiva, o partido político, a religião. A Arte e a Literatura, quando verdadeiramente nos tocam, ajudam a encontrar a verdade de nosso Eu e a ser mais  tolerantes com o Outro.

Listas
Começar com uma lista é apenas uma maneira de se começar. Haverá outras. Elas me darão o gancho para eu seguir um plano que considero bom: partir do geral para o particular – os autores de tal época ou lugar, um autor, sua obra, uma ou algumas de sua obra. Alguns nomes serão repetidos em diferentes posts, mas o motivo é, entre outros, oferecer uma ferramenta de associação e memorização.lendo-lendo
Quero mostrar o máximo que posso como um livro conversa com outros livros e com outras formas de arte e de comunicação – e com este poderoso meio de comunicação que temos hoje:  a internet.

Share.

About Author

Comments are closed.